Avanço das modificações no PS3

Tudo começou no começo deste ano de 2010, Geohot, o mesmo cara que conseguiu desbloquear o iPhone, descobriu uma falha no sistema operacional do PS3 no funcionamento do OTHEROS, que permitia instalar um sistema baseado em linux capaz de rodar backups em disco.

A Sony temendo o pior, retirou o recurso do console, que era um dos grandes atrativos do console, usar o PS3 como um computador. Mas pouco adiantou, pois o mesmo cara conseguiu recolocar a função de volta no console, porém, ele não disponibilizou na internet como fazer.

Hackers mundo a fora continuaram a trabalhar numa forma de desbloquear o console, com grande frequência saiam vídeos de pessoas que supostamente teriam conseguido, mas nenhum com confirmação de veracidade. Até que finalmente, surgiu o PSJailbreak, um pequeno dispositivo USB que carrega um loader na XMB capaz de permitir a instalação de jogos em disco no HD do console, que por sua vez, poderiam ser acessados na própria XMB. Porém o preço do aparelho(algo parecido com o HDLoader do PS2), bem salgado, mesmo fora do país, custando U$130. Porém, alguns dias depois, surgiu a alternativa opensource, chamado de PSGroove, fazia o mesmo que o PSJailbreak, porém de graça, com código aberto e sem a funcionalidade de rodar jogos, ou seja, com única finalidade de se rodar Homebrews, pequenos aplicativos que podem adicionar várias funcionalidades ao console feitas por desenvolvedores pequenos. Mas por se tratar de algo opensource, era óbvio que logo sairiam várias modificações que permitiriam fazer coisas antes inimagináveis no PS3, veja a seguir.

Emulação

Talvez o PS3 seja o console atualmente com o mair poder e liberdade para se rodar emuladores, e é o que já começa a acontecer, já começam a surgir vídeos de emuladores de SNES e pasmem, Dreamcast! Ambos rodando com uso do PSGroove, veja:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BQNIVtFPkOw&feature=player_embedded[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-YCA9N_OVxo[/youtube]

Não contente em rodar emuladores, jogos em backup no próprio HD, deram também um jeito de rodar jogos de PSP, talvez, esse um dos recursos mais interessantes, no vídeo abaixo, o cara conseguiu rodar GTA Chinatown Wars de PSP como se fosse um jogo de PS3 usando o mesmo loader do PSJailBreak:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=swVPfrPRF1E[/youtube]

Agora, as modificações começam a crescer no console da Sony, de forma espantosa, a cada dia surge algo novo e interessante no console, porém, infelizmente abrindo o console para pirataria, um dos últimos feitos, foram a exemplo do PSP, modificar um firmware para adicionar recursos, como por exemplo, a volta do OTHEROS. Agora é questão de tempo para termo finalmente o PS3 tão modificado quanto foi o PS2.

Nós do HL não recomendamos o uso desses artifícios, pois podem danificar seu console por adicionar recursos que não estavam previstos em seu funcionamento, além de que pode rolar até um Ban da PSN, quem é um dos maiores atrativos do console, e sem ela, jogar PS3 perde 60% da graça. Pense bem antes de modificar seu console e abrir as portas para pirataria e perda de garantia.

Related Post

Mass Effect anunciado para PS3 Bem no começo da Gamescon, um bomba da EA, um game muito bem conceituado, até então só havia sido lançado para PCs e X360, foi finalmente anunciado...
Comercial de God of War Ascension é emocionante Não é exatamente novo, tem umas semanas, passou na TV norte americana durante o Super Bowl, final do campeonato de futebol americano que tem a tradiçã...
Street Fighter III Online Edition será distribuido... Pois é amigons, como já era de se esperar, depois de Marvel vs Capcom, Super Puzzle Fighter e Super Street Fighter II Turbo, é a vez de Street Figh...
Conheça Nexuiz, FPS Open Source E ae galere… To aqui mais uma vez pra apresentar a vocês esse jogo que tem uma proposta bem interessante. Conheçam Nexuiz, um jogo FPS no melhor e...

Venão

Gamer que começou com um Master System e passou por todas as gerações após isso. Podcaster, Youtuber e Web Developer.