Mais um jogo de guitarrinhas… ou não…
Jogos musicais… Será que já se saturaram? Será que já não sairam jogos demais? O gênero não foi explorado demais?
Bom, parece que sim, tanto que a Activision resolveu dar uma pausa por tempo indeterminado em sua franquia Guitar Hero, que já lhe deus bons fruto$, porém, talvez tenha sido explorado de forma excessiva. Se fosse um jogo por ano, ainda vá lá… mas 3, 4 ou 5? Aí já é demais… ainda mais quando se pode importar músicas de um para uma versão mais nova.
No mesmo barco, temos a EA com Rock Band, esse no máximo 2 por ano, a versão principal e talvez uma dedicada a alguma banda, que conseguiu com sucesso homenagear bandas como AC/DC, Beatles e Green Day.
Ambas tentaram inovar uma coisa ou outra, mas depois de colocar mais instrumentos e até colocar guitarras diferentes mais próximas das reais, chegamos a um ponto onde não há praticamente mais nada a evoluir, o que talvez não justifique tantas versões saindo por ano. Ainda mais com a possibilidade de se adquirir músicas e álbuns em suas lojas virtuais.
Agora a bola da vez é a Ubisoft querendo entrar nesse nicho, e possívelmente, não terá concorrência, vem aí Rocksmith. Aparentemente esse jogo será apenas com guitarras, mas terá uma grande diferença em relação a Guitar Hero e Rock Band, usará guitarras de verdade. A Ubisoft ainda vem com uma parceria com a Gibson, detalhes ainda são escassos, mas temos um vídeo, confira:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lSx1R-kKuM4[/youtube]
Será que a Ubisoft terá sucesso nessa empreitada? Será que as guitarras virão com o jogo? Quantos mil reais pagaremos por isso?
A idéia parece ser ótima e pode encorajar os jogadores a aprenderem a tocar de verdade, algo que por sinal era bem criticado por alguns astros do rock que não concordavam com suas músicas sendo tocadas em guitarras de brinquedo. Resta saber se irá funcionar…