PSN fora do ar há 5 dias, WTF???
Bom quem saiu do trabalho semana passada na quarta, cansado, não vendo a hora de chegar em casa pra ficar 4 dias de boa, jogando um Marvel vs Capcom 3, um FIFA11, dar uns tiros no Killzone, enfim… acabou tirando o cavalinho da chuva… A PSN saiu do ar sem mais nem menos, e sem previsão de volta…
Inicialmente era um problema sem muitas informações reveladas, que poderia levar de 1 a 2 dias pra se resolver. Passado esse prazo, pânico geral! E finalmente a Sony veio a publico admitindo que o problema havia sido causado por problemas externos.
Logo se atribuiu o ataque ao grupo de hackers Anonymous que chegaram a fazer alguns ataques à Sony em março, mas logo pararam porque segundo eles, os usuários do console nada tinham a ver com a treta. Treta esta que começou quando a Sony resolveu processar e apreender computadores do também hacker GeoHot que tem no currículo os méritos de ter realizado desbloqueio no PS3 e Iphone.
Recentemente este grupo levantou um boicote à Sony, incentivando as pessoas a não comprarem seus produtos e também realizando protestos na frente de lojas, um movimento que não deu lá muito certo, teve gente que foi la dar uma força e acabou saindo com uma Tv Bravia de 200”, FAIL.
Acontece que o grupo já se manifestou tirando o corpo fora dizendo que nada tem a ver com o ataque, o que faz sentindo, uma vez que o objetivo não era atingir os usuários e além do mais, se tivesse sido realmente eles, todo mundo estaria sabendo. Mas sim, o problema aparentemente tem ligação com o desbloqueio e uma certa falta de segurança do console.
Foi descoberta uma brecha com o desbloqueio que permitia baixar qualquer conteúdo pago da PSN de graça além de possivelmente deixar expostas informações de cartões de crédito dos usuários, obrigando a Sony a tirar prontamente o serviço do ar e realizar uma geral completa para reconstruir a rede. Mas veja bem, isso é o que está rolando pela internet, não se sabe a veracidade das informações, mas realmente, uns meses atrás havia sido descoberta tal brecha.
Muito bom, muito legal, mas e os verdadeiros prejudicados? Também conhecidos como “nós”, como ficamos? Como seremos recompensados por essa palhaçada toda?
Já que é pra reconstruir a rede toda, poderiam pelo menos colocar mais funcionalidades interessantes para que pudesse competir de igual para grandes redes, como a Live e até mesmo o Steam, por que não? Que apresentam estruturas mais solidas, integradas, mais funcionais e com ofertas melhores.
Se bem que um aninho de Playstation Plus também cairia bem…
Agora resta esperar pra podermos usar novamente nossos consoles na rede…