Anbernic RG505 o poderoso portátil com Android! Roda PS2 e muito mais!
Recebemos mais um grande console portátil da Anbernic, depois de avaliarmos o RG353M, é hora de testarmos o RG505, console maior, mais poderoso e que ao contrário de seu irmão menor, roda apenas Android, mas isso está longe de ser um ponto negativo!
Especificações
O console é um dos maiores da Anbernic, tem quase o tamanho de um Nintendo Switch Lite, inclusive o visual se asemelha bastante, inclusive nas cores amarela e turquesa. Dotado com uma tela de 4.95 polegadas, possui resolução de 960×544, é uma boa tela, com cores vivas, mas o ponto negativo fica na resolução máxima, poderia ser um pouco maior.
O RG505 conta ainda com um processador octa-core de 2ghz, 4GB de memória RAM, uma GPU dedicada de 850 mhz e 120GB de memória interna para armazenamento, é uma configuração de respeito, capaz de rodar praticamente todos os sistemas emulados com tranquilidade, porém com algumas ressalvas.
O sistema
Este console possui apenas o sistema Android, ao contrário de alguns outros lançamentos que eram 2 em 1, porém aqui neste caso, faz mais sentido ter apenas o Android, e talvez isso venha a ser uma tendência nos portáteis, há um botão na lateral que pode ser pressionado para exibir uma interface de seleção de emuladores e jogos da mesma forma que o sistema Emuelec faz nos consoles de sistema Linux, então mesmo que estejamos num sistema Android, há uma interface simplificada e rápida para seleção de jogos.
O sistema já vem com diversos emuladores instalados, que vão desde os consoles mais antigos até mais recentes como PS2, Gamecube e Wii, porém como esses 3 sistemas possuem emuladores que ainda estão em desenvolvimento, alguns jogos podem não rodar 100%, porém nos testes que fiz, a emulação do PS2 com God of War foi bastante satisfatória. O console se mostrou poderoso o bastante para lidar com o AetherSX2.
Além dos emuladores, é possível instalar jogos do próprio Android, vale lembrar que a tela suporta multi toque para ser compatível com os jogos, se o jogo tiver suporte a controles, será possível jogar diretamente sem nenhuma configuração específica. Agora caso o jogo não possua suporte a controles, será preciso utilizar algum app de mapeamento.
A versão do Android que recebi não estava atualizada, porém o console possui um aplicativo que facilita muito a atualização, algo que não tinha nos consoles anteriores que rodavam Android, em menos de 10 minutos o console já estava atualizado. Com essa atualização tive acesso a Play Store para instalar praticamente qualquer aplicativo. Além da Store oficial do Google, há mais dois aplicativos de “lojas” de apps.
Controles
O console é maior que os anteriores que testei, como disse antes, bem parecido com o Nintendo Switch Lite, se fosse ainda mais parecido seria melhor ainda.
O RG505 possui os botões de gatilhos e ombro lado a lado, como na maioria dos consoles, e os botões estão dispostos da mesma forma que o RG353M, com o L2 e R2 tendo um relevo um pouco maior para facilitar na hora de apertar e não confundir os botões, o que é uma boa solução na teoria, na prática nem tanto, pois como o console é grande, os botões ficam longe do analógico, o que pode dificultar um pouco a adaptação. O ideal aqui seria ter os botões um abaixo do outro, como fizeram no RG343P, esse que por sua vez tem os 4 botões bem parecidos como no do Switch.
Tirando esse detalhe, tanto os botões e o direcional digital são fáceis e agradáveis de serem pressionados, bastante conforáveis por sinal, assim como os analógicos que inclusive possuem o clique do L3 e R3.
Conexões e outros recursos
Para completar o pacote, ainda temos o sensor de movimento em 6 eixos, útil para jogos de Android e vibração. O console ainda tem bluetooth 5.0 para conexão de acessórios como controles e fones de ouvido e Wifi de 2.4ghz e 5ghz. Ao conectar na internet podemos atualizar o sistema, aplicativos e jogar online, inclusive nos jogos clássicos suportados pelos cores do RetroArch.
O portátil vem com uma bateria de 5000 maH que possui autonomia de 8 horasde jogo, o que é um tempo bastante considerável!
Ainda conectado na internet, é possível utilizar serviços de streaming de jogos, como o Xcloud do Xbox e também o Moonlight que inclusive já vem instalado, com este segundo é possível fazer um acesso remoto a um PC e jogar seus jogos.
Bom console com bom custo benefício
O RG505 é uma boa opção para quem quer curtir jogos clássicos e eventualmente jogar alguns games modernos, um console com diversos recursos, hardware poderoso e infinitas possibilidades. Levando em consideração o suporte ao conteúdo disponível no Android e seu hardware, o torna um console com um bom custo benefício.
É um bom console mas não perfeito, possuindo pelo menos para mim dois pontos negativos, sendo eles a resolução da sua tela que poderia ser maior e também os 4 botões de cima.
Conheça o Anbernic RG505, poderoso console portátil com Android para curtir jogos clássicos e modernos!