PS3PS3CFW

PS3 CFW 4.90! Instalação do ZERO! Tutorial completo!

Enfim a a parte que faltava para concluir o ciclo da atualização 4.90 chegou! A BGToolset está de volta e atualizada para ser totalmente compatível com a 4.90! Diferente de um outro tutorial que fizemos recentemente, esse procedimento não precisa da HFW e permite instalar a CFW mesmo se o console esteja com problemas no leitor e no bluetooth.

AVISO IMPORTANTE

Aviso importante: Você é o único responsável por qualquer dano que possa ser causado no seu console! Os procedimentos causam alterações permanentes no seu console e caso seja feito de forma incorreta ou o console tenha algum problema anterior, os danos podem ser irreversíveis. Você não está sendo obrigado ou induzido a realizar o processo. O guia é meramente para fins de testes pessoais e não tem como objetivo instruir a quem estiver conferindo o conteúdo a ter acesso não autorizado a nenhum conteúdo. Não nos responsabilizamos por nenhum dano causado! Você está sujeito a perda da garantia do console ao realizar qualquer alteração!

Meu console é compatível?

✅ Se teu PS3 é FAT é compatível

✅ Se teu PS3 é SLIM série igual ou inferior à 2500 é compatível

⚠️ Se teu PS3 é SLIM 25XX pode não ser compatível

Se teu PS3 é SLIM 3000 não é compatível, não prossiga

Se teu PS3 é SUPER SLIM (série 4000) não é compatível, não prossiga

Caso teu console seja compatível basta seguir os passos, caso seja SLIM 25XX alguns modelos podem não funcionar, inicie a ferramenta e os testes te dirão se é compatível.

Se não for compatível, siga o tutorial abaixo para instalar o HEN.

TUTORIAL

1 – Se estava usando o HEN, faça o download do firmware 4.90 oficial, clicando aqui. Se não estava usando HEN pule para a etapa: 6, mas formate o pendrive seguindo os passo 2 e 3, depois pule para a etapa 6.

2 – Insira o pendrive no PC, não precisa ser muito grande, baixe o programa RUFUS, caso ainda não tenha, clicando aqui. Pegue alguma versão portátil, baixe e execute.

3 – Configure o programa como na imagem abaixo:

Note as marcações em vermelho

4 – Abra o pendrive, crie uma pasta chamada PS3 dentro da raiz (fora de qualquer outra pasta), abra essa pasta PS3 e crie outra dentro dela chamada UPDATE, todas as pastas com letras maíusculas, mova o arquivo PS3UPDAT.PUP baixado no passo 1 para a pasta UPDATE, remova o pendrive e insira no console.

5 – No PS3 na XMB vá em configurações, e na primeira opção do menu, sobre atualizar o sistema, use a opção de atualizar por mídia de armazenamento, NUNCA ATUALIZE PELA INTERNET!

6 – No PS3, abra o navegador, aperte triângulo, vá em ferramentas, cheque se o Javascript está ativo, use as 4 opções de exclusão de dados, cache e etc, saia das ferramentas, volte ao navegador, aperte start abra o seguinte endereço: ps3toolset.com e aparte start novamente, o console precisa estar conectado na internet, não importa se está banido, o site pode demorar um pouco para abrir

6A – Paralelamente, caso por algum motivo não consiga abrir o site do passo anterior, abra o endereço ps3xploit.com (atenção no X mudo, não tem a letra E alí!), no menu de cima, vá em flash writer, depois na primeira opção, ela deverá abrir a mesma ferramenta.

6B – Caso ambos os sites estejam fora, e se seu console estiver com o leitor de disco e bluetooth funcionando, siga este outro tutorial:

7 – Aguarde o site ficar ativo, vá em System Manager, lá irá falar se seu console suporta CFW ou não, se tiver um X pare e siga o tutorial do HEN listado acima, se der algum outro erro, repita os passos do item 6, desligue o console, ligue e tente novamente, se tentar várias vezes e não ir, seu console pode estar com algum problema.

8 – Em System Manager, clique no ícone da pasta Flash Memory, clique depois em Save Flash Memory Backup, não feche o site!

9 – Após baixar, tire o pendrive do console e coloque novamente no PC, baixe este arquivo clicando aqui. Extraia o arquivo em algum lugar, instale o Python, baixando aqui.

10 – Arraste o arquivo Dump.hex do pendrive para o arquivo bat do pyps3checker, após a checagem verifique se há warnings ou dangers, normalmente warnings são ignoráveis, porém se der danger, a memória do seu console está com problemas e provavelmente o processo não irá funcionar, continue por conta e risco!

11 – Baixe a CFW desejada clicando aqui, no vídeo usei uma CFW CEX comum, caso o seu console esteja com o leitor ruim, use a NOBD, se o bluetooth estiver ruim, use a NOBT, existe uma ainda caso ambas estejam com problema, e OC é para overclock, existem outras variantes que você pode explorar depois.

12 – Extraia o arquivo baixado, mova a pasta PS3 para a raiz do pendrive (raiz = direto na unidade), caso exista outro firmware, o arquivo será substituido

13 – Coloque o arquivo no console novamente, e ainda no site, clique agora na pastinha chamada Flash Memory Patch, selecione a opção Download Patch via HTTP, após baixar, vá novamente em Flash Memory Patch e use a opção Apply Loaded Patch, confirme e aguarde, ao concluir desligue o console.

14 – Ligue novamente, agora vá em atualização do sistema e atualize pelo pendrive, selecione o firmware da Evilnat e siga normalmente com o update.

15 – Em caso de erros cheque as soluções de erro mais abaixo

16 – Caso queira instalar o webman mod, baixe-o clicando aqui, baixe o arquivo webman_modXXXXX.pkg, existem outras ferramentas úteis no link, mova o PKG para a raiz do pendrive pelo PC, coloque o pendrive no console novamente, na XMB na parte dos jogos, localize o Gerenciador de Pacotes (package manager), vá na opção Instalar Pacote, depois em padrão, instale o PKG listado, após concluir essa primeira etapa, na XMB localize uma bolinha preta do Webman Mod, segure L1 e aperte X, aguarde a instalação concluir, a bolinha na XMB pode ser excluida, aperte triângulo, depois exclua.

17 – Para bloquear os updates, após instalar o webman, aperte Start e Select, veja seu IP, abra o ip usando algum cliente de FTP ou usando alguma pasta do windows, basta digitar o prefixo ftp:// e o ip, baixe este arquivo txt clicando aqui, mova esse arquivo txt para dev_hdd0, com isso caso haja algum novo update seu console irá ignora-lo e você poderá continuar usando o console na internet e jogar online normalmente.

Caso tenha o erro 80710A06 na hora de baixar o arquivo, cheque os seguintes itens:

1 – Cheque a data e hora do console, se estiver desatualizada não irá baixar, coloque a data atual;

2 – Cheque a configuração de rede, verifique se os ips estão de acordo com seu setup de rede (tente fazer a conexão automática), verifique também se está usando proxy e se tem algum DNS configurado;

3 – Caso não tenha nenhum DNS e o erro persista, configure o DNS do Google, adicione como primário 8.8.8.8 e secundário 8.8.4.4;

4 – Se possível use conexão via cabo.

Caso ao instalar a HFW tenha erro de dados corrompidos, verifique:

1 – Cheque se o leitor de disco está funcionando, se tiver algum disco de jogo inserido remova, se o leitor não tiver funcionando pare por aqui, não vai funcionar.

2 – Cheque se o bluetooth está funcionando, para isso tente parear o controle original ou outro dispositivo como um fone de ouvido, se o bluetooth não tiver funcionando pare por aqui, não vai funcionar.

3 – Cheque se o Wifi está funcionando, tente se conectar a alguma rede, se o wi-fi não tiver funcionando pare por aqui, não vai funcionar.

1 – Se está usando o arquivo na versão correta, a HFW precisa ser da mesma versão do OFW do seu PS3 ou superior, porém nunca inferior, se for inferior vai dar o erro com certeza.

2 – Formate o pendrive novamente usando o programa RUFUS, configure para não ter inicialização, MBR e FAT32, formação rápida e desmarque a opção de nomear e criar ícones, não coloque nenhum nome no pendrive.

3 – Cheque o MD5 do PS3UPDAT.PUP através deste site aqui. O a hash do arquivo deve bater com o que está informado em um dos arquivos que está no ZIP que você baixou.

Glossário:

PS3C: Nomenclatura exclusiva do canal hardlevel para referenciar uma CFW nos vídeos;

PS3H: Nomenclatura exclusiva do canal hardlevel para referenciar uma HEN e HFW nos vídeos;

MD5: é um valor chamado de hash, podemos considerar que um arquivo está integro, ou seja é válido, quando o valor (hash) igual ao informado;

CFW: Custom Firmware, é uma versão do software do sistema modificada, que traz mais funções sem a necessidade de ser ativada ao iniciar o PS3, ou seja é um mod permanente*;

HFW: Hybrid Firmware, em essência é igual ao firmware oficial, porém tem alguns patches que possibilitam a instalação do HEN, sem ela não da pra instalá-lo;

OFW: Original Firmware, é o sistema oficial, a atualizações disponibilizadas pela Sony em seu site oficial ou através do console;

HEN: Homebrew ENabler, nome autossugestivo, MOD que se instala no PS3, não é permanente*, precisa ser iniciado toda vez que o console é ligado, após iniciado permite executar homebrews como loaders de jogos e emuladores;

MBR: Master Boot Record, é uma parte do sistema de arquivos de uma unidade armazenamento que controla as demais partições, uma MBR é capaz de gerenciar até 4 partições diferentes por dispositivo, no contexto do PS3 deve-se formatar em FAT32 e MBR, o dispositivo dever ter apenas uma partição.

FAT32 – Sistema de partição antigo e arcaico, porém tem alta compatibilidade com dispositivos, você pode usar o mesmo HD externo ou pendrive FAT32 no PS2, PS3, Wii, Xbox 360, etc…

PS3H – Nomenclatura que eu adotei para referenciar ao HEN;

PS3C – Nomenclatura que eu adotei para referenciar à CFW;

*mod permanente: significa que ao ligar o console ele já estará ativo, o melhor termo talvez seria persistente, o que quer dizer que ele sempre estará ativo, o CFW é permanente, o HEN não, essa é uma das maiores diferenças. Ser permanente não quer dizer que não possa ser removido, para isso basta instalar a OFW e formatar o console para eliminar todos os dados.

Colabore com os desenvolvedores da cena:

É muito importante contribuir financeiramente com os caras que investem tempo de suas vidas para que nós possamos curtir os games sem limites! Eles perdem tempo que poderiam estar fazendo qualquer outra coisa para benefício próprio para o bem de uma comunidade, e nada mais justo do que manter esses caras motivados mostrando nosso reconhecimento!

Retirei esses links do post do Luan Teles no PSX-Place:

PSX-Place: – HERE
bgtoolset (Jailbreak tool) – HERE (read “help & donations”)
ps3xploit (HEN, HAN, NoPSN) – HERE

Homebrew developers:
@aldostools (webMAN mod) – HERE
@bucanero (Apollo Save Tool, PKGi, ArtemisPS3, libs) – HERE
@deank (multiMAN, sMAN, webMAN, etc) – HERE
@DeViL303 (Ultimate Toolbox, Covers online, mods) – HERE
@3141card (PS3 Unlock HDD Space, VSH Menu) – HERE
@Evilnat (4.89.3, Cobra 8.4, SEN Enabler) – HERE
@Zar (ManaGunZ, IDPSet) – HERE










Venão

Gamer que começou com um Master System e passou por todas as gerações após isso. Podcaster, Youtuber e Web Developer. Maior Youtuber sobre Playstation da Ámerica Latina! Se inscreve lá no canal do Youtube pra conferir todos os tutoriais, gameplays dos melhores games e trocar ideia em todas as lives! Clique aqui!

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Poxa está usando Adblock aqui?

Detectamos adblock ou algum recurso de bloqueio de anuncios. Entendemos isso, mas os anúncios mantêm o site no ar. Aqui você tem diversos tutoriais e arquivos para download de forma segura e gratuita, o mínimo que pedimos é que libere os anúncios. Caso não use a extensão adblock, cheque as configurações do seu navegador. Saiba outras formas de ajudar clicando aqui.