Open PS2 Loader

Open PS2 Loader (OPL) 1.2.0 Oficial – Nova BETA 2109 Suporte a Exfat e ZSO

O OPL ou Open PS2 Loader é um dos apps mais importantes do PS2, responsável por mantê-lo vivo, faz a alegria de todos que amam esse console imortal! Permite reviver consoles mesmo com o leitor sem funcionar, simulando o uso do leitor permitindo o carregamento de jogos no formato ISO das mais diversas formas, como via USB com pendrive ou HD externo, rede, por HD interno entre outros. Mais uma beta chegando do OPL 1.2.0, de build 2109! Trazendo uma novidade há muito tempo pedida, suporte a mais de um dispositivo na usb!

Changelog

b390bb8: Added support for multiple “mass” devices from grimdoomers fork (KrahJohlito) #1287
e076b84: add input/eject block device sfx (KrahJohlito) #1287
4720e0a: Don’t compile in unused up/down icons (KrahJohlito) #1287
add optional theme element type “BdmIndex” which will give visual feedback of which number mass device is selected #1287 (KrahJohlito)

Fonte: Github Oficial

Diferenças entre as versões mais populares:

  • OPL DB tem a aba de PS1, mas vale lembrar que precisa do POPSTARTER uma vez que nenhum OPL roda jogos de PS1, projeto descontinuado! Não suporta EXFAT e nem ZSO – NÃO USE!
  • Desde a Oficial 1885 Todas as versões suportam EXFAT e ZSO

O OPL funciona em QUALQUER PS2 com QUALQUER desbloqueio e até bloqueado.

Este OPL OFICIAL suporta:

  • Pendrives e HD externos via USB (use a opção BDM)
  • HD interno
  • Rede através do protocolo SMB1
  • iLink (em BDM)
  • MX4SIO (em BDM)
  • ISO compactada em ZSO (imagem sem perda de conteúdo e qualidade, porém com maior tempo de carregamento) em todos os dispositivos suportados
  • Partição EXFAT para dispositivos USB (aceita arquivos maiores que 4GB sem necessidade de dividir em pedaços)
  • Maior resistência a fragmentação
  • Músicas de fundo no formato OGG
  • Suporte a dois dispositivos USB ao mesmo tempo. (Desde a versão 1.2.0 Beta 2109 de 15/08/2024)

FAQ – Respostas para perguntas frequentes:

1 – Sou obrigado a atualizar?

R: Não, você não é obrigado a atualizar, se está funcionando e você está satisfeito, a decisão é sua! As novas versões podem conter correções de bugs e novas funções, cabe a você decidir se é interessante a troca, lembrando ainda que é possível testar a beta antes de trocar pela que você está usando, basta usar o wLaunchelf ou uLaunchelf, e por fim as versões antigas não irão deixar de funcionar, sempre irão funcionar.

2 – A partição exfat não fragmenta e é mais rápida?

R: A partição exfat pode sim fragmentar, porém é mais difícil, vale lembrar que as últimas betas da 1.2.0 oficial (não incluso na DB), têm resistência maior à fragmentação, consequentemente você verá menos a mensagem de jogo fragmentado.

3 – Onde está a opção para desativar a checagem de fragmentação?

R: ela foi removida por ser inútil, criou-se uma falsa sensação que desativando aquilo resolveria o problema, as duas únicas formas de se resolver fragmentação são: desfragmentar (apenas pelo PC) ou formatar.

4 – Até qual tamanho posso usar de HD interno ou externo?

R: até 2TB

5 – Por que meu pendrive de 2TB não mostra os jogos no OPL?

R: Seu pendrive é pirata e não funciona, não existe pendrive de 2tb baratinho!

6 – Meu jogo está com as cutscenes (CG) travando ou engasgando, como resolver? Quando vão arrumar isso no OPL?

R: Se você joga via USB não há o que fazer, a USB do PS2 é antiga e lenta, não há velocidade suficiente para isso, e por ser limitação de hardware (que inclusive não pode ser substituído), não há como o software contornar, a única coisa ser feita é rodar os jogos via rede ou hd interno.

7 – Não estou encontrando a opção para ativar o modo USB no OPL, onde está?

R: Desde a versão 1.1.0 a função USB foi renomeada para BDM, basta ativa-la.

8 – Quando inicio o jogo aparecem várias cores, o que está acontecendo?

R: Isso existe desde os primórdios do OPL e é chamado de debug colors, é um recurso que os desenvolvedores usam para saber qual problema um jogo teve se travar ao iniciar, você pode desativar em Settings e Debug Colors.

9 – Meu OPL está com os textos bugados e fora do lugar, o que houve? Como resolver?

R: Você provavelmente atualizou de uma versão muito antiga  ou veio da DB, mas esqueceu de trocar ou atualizar a tradução, aperte Start, vá na segunda opção (Display Settings), e mude a segunda opção referente ao Idioma (language).

10 – Por que essa versão não tem a aba de PS1?

R: nenhum OPL roda jogos de PS1, grave bem essa informação na cabeça, porém no OPL DB (projeto descontinuado), tinha uma aba que listava os jogos para que o POPSTARTER rodasse, facilitando um pouco o processo, porém, essa aba não foi autorizada pelo criador e mantenedor do Popstarter, a insistência dos editores do OPL DB em manter a aba após diversos pedidos de remoção acabou por matar um dos projetos mais bacanas que tivemos no PS2, por isso você não deve usar o OPL DB, fora o fato do projeto estar descontinuado e não ter as melhorias recentes do OPL Oficial.

11 – Então como posso usar meus jogos de PS1 com o OPL oficial?

R: Novamente, nenhum OPL roda jogo de PS1! Porém você pode listar os jogos facilmente na aba de APPS seguindo um dos tutoriais abaixo.

12 – Encontrei um problema no OPL, como aviso aos desenvolvedores?

R: Caso tenha encontrado algum problema, a primeira coisa a se fazer é verificar se o problema já não foi reportado por outra pessoa, para isso clique aqui, faça uma pesquisa (use o google tradutor se necessário), e apenas se não encontrar algum ticket relacionado, abra um. Caso o problema que está reportando já tiver sido reportado por outra pessoa (e você não pesquisou provavelmente), ele será fechado sem resposta.

Downloads:

Os pacotes abaixo são completos e prontos para atualizar, siga o tutorial abaixo para entender o processo, já acompanha a tradução para nosso idioma, porém a tradução precisa ser ativada em display settings, se estiver atualizando de uma versão já traduzida não esqueça de mudar a tradução para a nova versão, caso contrário haverão erros de caracteres!.

TESTE ANTES DE ATUALIZAR DEFINITIVAMENTE


Tutoriais relacionados

Como ATUALIZAR o OPL (para 0.9.0 em diante):

Como ATUALIZAR o OPL (versões antigas como 0.7 e 0.8)

Como atualizar via rede pelo celular, SEM PC

Como INSTALAR o OPL do ZERO!

Como copiar o OPL de um Memory Card para outro:

Como adicionar os jogos de PS1 na aba de APPS do OPL Oficial

Feedback e problemas

Encontrou algum BUG no OPL? Algum jogo não está funcionando? Abra um ticket aqui, mas PESQUISE antes de abrir o ticket para verificar se o problema já não foi reportado por outra pessoa

Histório de atualizações do OPL

Vamos relembrar o histório de atualizações do OPL a partir da versão 1.0 para relembrarmos todas as melhorias que chegaram ao passar do tempo!

OPL 1.0 (rev1589)

Lançado em 06/01/2021

Novos recursos:

Cache de lista de jogos, para que o carregamento da lista seja mais rápido.

Novo sistema de APPS que agora podem ter uma pasta para cada app na pasta APPS, adicionando um arquivo chamado title.cfg com os parâmetros boot informando o elf a ser carregado e title para o nome que aparecerá na lista, pode ser usado junto do antigo conf_apps.cfg.

Agora existe apenas uma versão do OPL, antes havia uma com GSM, outra com CHEATS, outra com Childproof, agora todas as opções estão disponíveis no mesmo OPL.

Pademu: Suporte a controles de PS3 e PS4, por cabo USB ou via Blutooth com dongles compatíveis.

Arquivos de idioma podem ser carregados em qualquer dispositivo suportado

Adicionada uma orde de tentativas de carregamento das configurações, o OPL tentará carregar as configurações primeiro pelo Memory Card, caso não consiga, tentará o mesmo dispositivo em que o OPL foi carregado, depois tentará nos demais dispositivos.

Diversas melhoras e atualizações que corrigiram problemas, incompatibilidades e melhoram a performance.

OPL 1.1.0 (rev1791)

Lançado em 09/09/2021

Novos recursos:

NBD Server, substitui o SMB server para instalar jogos via rede no HD interno.

Novo driver USB, que também trouxe suporte para MX4SIO e iLink.

Possibilidade de usar outra partição para armazenar configurações.

Reorganização dos menus e opções.

A partir da beta rev1611 a opção de desativar a checagem de fragmentação foi removida, muita gente acreditava erroneamente que desativando essa opção resolveria o problema de fragmentação, na maioria dos casos resultava em tela preta ao carregar o jogo ou problemas de travamento posteriormente, a checagem continua existindo e funciona, mas não pode ser desativada.

OPL 1.2.0

Atualmente em desenvolvimento em estágio beta

Aqui vimos as maiores evoluções do OPL, com muitos novos recursos sendo adicionados, o OPL atualmente é considerado em app em desenvolvimento contínuo, ou seja, não depende de uma versão final ou estável para receber novidades, então esperar por uma versão final é perda de tempo!

Suporte a dois dispositivos ao mesmo tempo na USB, adicionado na build 2109.

Na build 2047 recebemos o recurso de OSD Settings que nos permite alterar a configuração de tela do console mas com a possibilidade de ajustes específicos por jogo, com isso podemos configurar idioma, aspecto da tela e o tipo de saída de vídeo!

Na build 2017 foi aumentado o limite de caracteres que podem estar nos nomes dos jogos via USB e rede!

A partir da build rev1974 foi adicionado suporte a guitarras no PADEMU

Na build rev1951 recebemos o suporte a músicas de fundo no formato ogg.

Na build rev1898 foi adicionado o suporte a um argumento no arquivo title.cfg para apps, com isso, apps que recebem parâmetros podem ser configurados usando “argv1=”.

A partir da rev1893 o OPL se tornou mais resistente a fragmentos, com isso mesmo usando FAT32, você verá menos o aviso de jogos fragmentados!

A partir da rev1871 recebemos suporte a imagens no formato ZSO, é igual a ISO, mas com tamanho levemente reduzido, porém isso pode acarretar em loadings ainda mais lentos e cenas em CG engasgando ainda mais, funciona em qualquer dispositivo, até mesmo HD interno!

A partir da rev1835 recebemos o recurso de PAD MACRO, que nos permite mudar alguns comportamentos dos controles.

A partir da rev1880 recebemos o tão aguardado suporte a EXFAT via USB, iLink e MX4SIO, isso resolve o problema clássico de limite de arquivos de 4GB, porém ao contrário do que muita gente pensa, NÃO resolve o problema de fragmentação, mas isso foi melhorado na build 1893.










Venão

Gamer que começou com um Master System e passou por todas as gerações após isso. Podcaster, Youtuber e Web Developer. Maior Youtuber sobre Playstation da Ámerica Latina! Se inscreve lá no canal do Youtube pra conferir todos os tutoriais, gameplays dos melhores games e trocar ideia em todas as lives! Clique aqui!

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