TUTORIAL – Rode jogos de PS1 no PS2 VIA REDE
Galera no vídeo de hoje veremos como converter jogos de PS1 e roda-los via rede no seu PS2!
Para isso iremos usar uma nova versão do emulador Popstarter e também uma nova versão do Open PS2 Loader (OPL).
Baixe o OPL atualizado aqui, os pacotes já vêm com OPL, wLaunchelf mais atualizados e também os arquivos de tradução.
Após baixar os arquivos, extraia o Popstater em uma pasta, para saber como instalar o OPL, veja este vídeo.
Convertendo as imagens de PS1
O primeiro passo é converter os jogos para o formato VCD, para isso a imagem dos jogos deve estar no formato Bin e Cue, sugiro que evite jogos no formato PAL-M, que é o formato Europeu. Basta arrastar o arquivo Cue para cima do Cue2Pops_2.0.exe.
Após converter, pegue o arquivo VCD e mova para a raiz da pasta do projeto, renomeei o arquivo POPSTARTER.ELF de forma que ele contenha o mesmo nome do arquivo VCD mas com o prefixo “SB.” e mantendo a extensão “.ELF”, por exemplo:
Klonoa.VCD deve ficar SB.Klonoa.ELF
Sugiro que tente trabalhar com nomes de arquivos simplificados para evitar erros.
Após renomear, mova o arquivo VCD para dentro da pasta POPS.
Compartilhando a pasta
Crie uma pasta onde desejar com o nome que desejar, no vídeo eu dei o nome de PS1, compartilhe essa pasta clicando com o botão direito sobre ela e indo em Propriedades, depois em Compartilhamento, faça o processo conforme indicado no vídeo.
Abra a pasta CFG, abra o arquivo conf_elm.cfg com o bloco de nota, neste arquivo iremos colocar as referências dos jogos para que apareçam na lista do OPL, o procedimento é:
Nome do jogo=smb:/SB.nome do elf.ELF
No nosso caso fica:
Klonoa – Door to Phantomile=smb:/SB.Klonoa.ELF
O nome que vem depois do smb:/ deve ser igual ao do arquivo ELF.
Mova agora o arquivo conf_elm.cfg, o arquivo ELF e a pasta POPS para a pasta compartilhada, no meu caso a pasta PS1.
Configurando a rede do PS2
Agora precisamos configurar os arquivos que ficarão no Memory Card do PS2, eles estão na pasta POPSTARTER, são eles IPCONFIG.DAT e SMBCONFIG.DAT;
O IPCONFIG.DAT precisa ter as informações do IP que será atribuido ao PS2, atenção, não pode ser o mesmo IP do PC! Abra o prompt de comando do Windows e digite IPCONFIG para consultar seus IPs, a estrutura do arquivo é:
192.168.1.110 255,255,255,0 192.168.1.1
Os valores são: IP Do PS2, Mascara de Subrede e o IP do Gateway, todos os valores separados por um espaço.
O SMBCONFIG.DAT deve conter as informações da pasta compartilhada, ficando da seguinte forma:
192.168.1.100 PS1
Os valores são: IP Do PC, nome da pasta compartilhada, todos os valores separados por um espaço.
Após isso, mova toda a pasta POPSTARTER para um pendrive e coloque no seu PS2 rodando o uLaunchelf.
No uLaunchelf, aperte O (bola) para ir no Filebrowser, depois vá em MASS, selecione a pasta POPSTARTER, aperte R1 e vá em COPY, aperte TRIANGULO para voltar, vá em MC0, aperte R1 e vá em PASTE.
Abra o OPL agora, vá em settings e ative a opção do ELF Loader conforme indicado no vídeo, vá em OK, depois vai em NETWORK CONFIG, configure a rede conforme as informações já inseridas nos arquivos do memory card.
Deixe o usuário como Guest e a senha em branco.
Dê OK, salve as configurações e aperte O (Bola), mova para direita ou esquerda até chegar no meno do ELF Loader, o jogo estará lá, aperte X.
Para adicionar novos jogos, basta converter para VCD, copiar o ELF renomeando o arquivo e ediar o conf_elm.cfg.
